Por Ricardo Alban, empresário e presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
Imagem
""
Ricardo Alban: “O crescimento das indústrias catarinenses impacta diretamente a competitividade do País no cenário global. O desenvolvimento do setor industrial no Estado impulsiona políticas industriais sustentáveis e o empreendedorismo local” - Foto: Divulgação

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) completa 75 anos de serviços prestados com excelência à população catarinense e ao setor industrial no Estado e no Brasil. Não à toa, a indústria de Santa Catarina é hoje um exemplo para o País. A FIESC se destaca por promover um ambiente favorável aos negócios e defender com afinco os interesses da indústria, agindo em favor da qualidade de vida e educação do trabalhador e do estímulo à inovação.

A indústria de Santa Catarina tem o sexto maior PIB industrial do Brasil, representando 28,5% de participação na economia estadual. O setor mantém 64,7 mil estabelecimentos, gera 934 mil empregos, o que coloca Santa Catarina como o estado com maior participação da indústria nos empregos totais. Além disso, se destaca por empregar mais de 300 mil mulheres, o equivalente a um terço dos trabalhadores da indústria catarinense.

Santa Catarina está na liderança nacional em vários setores, e o crescimento das indústrias catarinenses impacta diretamente a competitividade do País no cenário global. O desenvolvimento do setor no Estado impulsiona políticas industriais sustentáveis e o empreendedorismo local – que se traduz em uma colaboração expressiva para a balança comercial brasileira.

É imprescindível ressaltar o trabalho de todos os dirigentes que conduziram a Federação ao longo desses 75 anos, culminando no atual presidente, Mario Cezar de Aguiar. Essa dedicação tem propiciado a construção de uma economia mais forte, inclusiva e dinâmica, focada na superação de desafios e com o propósito de proporcionar um ambiente favorável ao desenvolvimento tecnológico do setor e a inovação, competitividade e criação de empregos.

A FIESC atende com eficiência e excelência às demandas de saúde e qualidade de vida do trabalhador, por meio das casas que integram o Sistema Indústria – SESI, SENAI e IEL. Nesse contexto, é fundamental mencionar importantes iniciativas de formação e qualificação profissional, oferta de serviços técnicos e tecnológicos e incentivo à inovação, à educação executiva e ao aprimoramento tecnológico.

Os desafios da indústria são enormes, especialmente os estruturais, socioeconômicos e climáticos, mas a FIESC tem sido um verdadeiro agente de transformação. Ao celebrar os 75 anos da FIESC, destacamos que seu legado para o setor produtivo brasileiro resultará em um futuro mais próspero e sustentável ao País.

Continue lendo

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

e nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn