Gestão 2005 - 2011

Alcantaro Corrêa

A carreira empresarial do engenheiro mecânico Alcantaro Corrêa, natural de Pomerode, foi notável. Ele presidiu a Electro Aço Altona S.A., uma das principais indústrias metalúrgicas de Blumenau, de 1994 a 2008, além de dirigir diversas empresas do mesmo grupo. Sua liderança se estendeu ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode (Simmmeb), do qual foi presidente de 1998 a 2011.

À frente da FIESC, uma de suas principais realizações foi a luta contra o aumento do ICMS sobre itens essenciais para a indústria, como energia, combustíveis e telefonia, resultando no recuo do Governo em sua proposta. Além disso, Corrêa liderou uma campanha bem-sucedida contra a renovação da MF, articulando-se com a bancada parlamentar catarinense no Congresso Nacional.

Criou o Projeto Ação FIESC Regional, que estabeleceu diálogo direto com as indústrias, e promoveu o Encontro Desenvolvimento Sustentável, uma série de eventos que resultou no documento “Pacto Federativo como Instrumento do Desenvolvimento Sustentável”, que propunha a transferência dos processos de licenciamentos de atividades de baixo impacto ambiental para os municípios. Em sua gestão foi lançado o projeto Bolsa de Resíduos, que permitia às indústrias negociar on-line seus resíduos. Corrêa faleceu em 2014, aos 71 anos.

2006

  • FIESC lidera entidades empresariais de Santa Catarina para barrar o aumento do ICMS

2007

  • Campanha contra prorrogação de ICMS é promovida pela FIESC
  • FIESC organiza Encontro Econômico Brasil-Alemanha em 2007, em Blumenau
  • Parceria com o Instituto Fraunhofer, da Alemanha, para transferência de conhecimento na área de logística
Imagem
""
Foto: Arquivo FIESC

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

e nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn