
As escolas do SESI oferecem educação infantil e ensinos fundamental e médio em 21 cidades de Santa Catarina. Mas não se trata de escolas comuns. As metodologias, inovações, ferramentas e abordagens educacionais utilizadas são capazes de despertar, desde a infância, vocações profissionais voltadas para a ciência, tecnologia e engenharia, áreas fundamentais para o desenvolvimento da indústria. Desde que foi inaugurada, em 2024, a Escola SESI de Referência de ville é o maior símbolo dessa abordagem revolucionária na educação básica em Santa Catarina.
A escola foi construída em um terreno contíguo ao centenário prédio do Moinho ville, uma indústria icônica da cidade que encerrou as atividades em 2013. O prédio e uma área de 56 mil metros quadrados foram adquiridos pela FIESC. Com investimentos de mais de R$ 150 milhões, o Moinho foi restaurado e a escola foi erguida em mais de 25 mil metros quadrados de área construída. “A arquitetura dos prédios, com amplos espaços abertos, incentiva o florescimento e a troca de ideias e favorece a criatividade”, afirma Adriana Cassol, gerente de Educação do SESI e SENAI de Santa Catarina.
Pelo lado pedagógico, a escola de ville – assim como outras escolas de referência do SESI no Estado – se diferencia por uma série de novas abordagens na educação básica, como a metodologia STEAM, que integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, estimulando criatividade, pensamento crítico e aprendizado dinâmico. Há ênfase especial na matemática, o ensino é bilíngue e baseado no desenvolvimento de projetos voltados a problemas reais. As salas de aula são colaborativas e os laboratórios com estrutura 4.0 permitem aos alunos colocarem a “mão na massa”, com a ajuda de professores com experiência na indústria e equipamentos como impressoras 3D, cortadora a laser, kits de robótica e chromebooks individuais.
Na Escola SESI Moinho, como também é conhecida, os alunos do ensino médio têm o a programas de iniciação científica e são incentivados ao empreendedorismo, com apoio para a criação de “indtechs”, que são startups de tecnologias digitais direcionadas ao setor industrial. Em 2023 uma Escola SESI de Referência com os mesmos padrões foi inaugurada em Itajaí, e em 2025 a unidade de Videira iniciou as atividades. Ainda em 2025 serão inauguradas as escolas de Brusque e Lages, e em 2026 será a vez de Jaraguá do Sul e Rio do Sul.